Antes de falar sobre o assunto que me levou a escrever este e-mail, quero fazer-te uma pergunta.
Já te aconteceu terminares a tua sessão de Mentoria e sentires que não conseguiste ajudar como querias o teu Mentorado?
Aquela sensação de tentar entender o que não funcionou, o que deveria ter feito diferente?
Lembro-me de uma sessão em particular, em que o objetivo era definir objetivos e depois elaborar um fantástico Plano Estratégico, seguido de muita Ação por parte do meu Mentorado, acreditava eu, só poderia resultar…certo?
Só que não!
Fui contratada por este cliente porque queria definir objetivos, aprender a planear e colocar-se em ação! Foi o que facilitei, só que não funcionava!
Hoje, entendo perfeitamente que não é apenas sobre definir objetivos, desenhar um fantástico plano de ação e já está! NÃO!
Há muito para além disso! Se a pessoa não tem clareza do que quer alcançar, de quem quer ser, se não conhece os seus valores…este processo de objetivos e planeamento pode ser uma autêntica catástrofe!
Enquanto Mentor de Alto Desempenho, necessitas de facilitar um processo de expansão de consciência.
Só assim conseguimos CLAREZA.
Há uma pergunta em particular que gosto de fazer, mas que a maior parte das pessoas não sabe responder:
O que gostarias de alcançar um dia, se não existissem quaisquer limitações?
Esta pergunta é aberta, exploratória, e pretende aferir motivações ao projetar-se no futuro, sem o condicionamento do que ela própria acredita sobre si própria no momento presente!
Deve ser feita num momento específico do processo, de outra forma a pessoa poderá não saber responder a esta questão, quer a nível pessoal ou profissional.
Quando falamos de definição de objetivos, a metodologia aplicada é partir de uma Visão Macro para a Visão Micro, ou seja, começo por perguntar ao meu Mentorado onde se vê daqui a 5 anos, de seguida entre 3 a 5 anos e só depois, onde se vê daqui a 1 ano.
Contudo, se a pessoa não tiver consciência sobre si própria, dificilmente consegue responder a estas questões, e a solução é facilitar um processo de expansão de consciência, ou a curto prazo poderá inverter este processo e começar pela visão micro.
Naturalmente que aqui estamos a trabalhar uma visão mais pequena e aquém do potencial de quem está do outro lado!
Todos estes processos podem ser aplicados, quer em contexto pessoal, quer em contexto empresarial.
Para alcançar Resultados, é necessário trazer luz a esta “escuridão”, para o teu Mentorado saber qual a sua Visão e consequentemente, definir os seus objetivos.