Quantas vezes é que tentaste realizar alguma mudança na tua vida e não conseguiste? Quantas vezes tentaste alcançar um objetivo, mas acabaste por desistir antes de o teres alcançado?
Acredito que muitas vezes! Eu também!
Hoje vou partilhar contigo 4 ingredientes fundamentais para a tua receita preferida – alcançares os teus objetivos! Sei que já os conheces mas podes não estar a usar nas medidas certas, e isso compromete o resultado do teu cozinhado, sabes como é!
Ingredientes:
👉Motivação
👉Disciplina
👉Consistência
👉Tempo
Preparação:
AUTOMOTIVAÇÃO, é fundamental para conseguires manter a consistência. E é a consistência que nos vai levar aos resultados que queremos. Mas atenção, porque muitas vezes achamos que gostarmos do que fazemos é suficiente para estarmos motivados e sermos consistentes, mas não é verdade!
Podes gostar muito daquilo que fazes, mas não vais conseguir ser sempre consistente, porque viver da paixão não significa fazer só aquilo que gostamos o tempo todo!
Quanto tempo é que terei de ser consistente, perguntas tu?
O tempo necessário até alcançares os resultados!
Mas no meio desta receita, existem três obstáculos que podem surgir:
1. ACHAR QUE A MOTIVAÇÃO VAI ESTAR SEMPRE PRESENTE E “RESOLVE TUDO”
Muitas vezes achamos que para ter motivação, basta termos um motivo para agir, mas não é bem assim. E eu explico-te porquê:
Podes ter um objetivo para cumprir e até teres o teu motivo, o teu porquê muito forte para agir, mas mesmo assim vais ter muitos dias em que não te vai apetecer fazer absolutamente NADA!
E por isso, é que te digo que a motivação não é suficiente, porque, inevitavelmente, um dia vais acordar e não te vai apetecer fazer nada, mesmo que sejas apaixonad@ pelo que fazes! Somos SERES HUMANOS e não “FAZERES HUMANOS”, é normal!
2. NÃO ESTAR PREPARADO PARA “FALHAR”
Quando falamos de consistência, temos sempre duas palavras que andam de mãos dadas: motivação e disciplina.
Um dos motivos mais difíceis para manter a consistência é que quando tentamos ser consistentes, falhamos. Por exemplo, quando decidimos praticar exercício físico, ter uma alimentação saudável, etc.é inevitável que vamos falhar. E o facto de não sabermos lidar com a falha é o que falha neste processo!
Aceita que vais “falhar”, quer querias ou não, vai acontecer. Faz parte de qualquer processo de mudança! E de facto, NÃO É FALHAR! Escolhe olhar de uma outra perspetiva, substitui falha por aprendizagem, por novos caminhos e experiências que estás a viver, que podem ser partilhadas e servirem de inspiração para outras pessoas!
3. ASSOCIAR DISCIPLINA A FALTA DE LIBERDADE
A disciplina leva-nos à consistência. A consistência conduz-nos aos RESULTADOS! Mas disciplina não significa falta de liberdade ou rigidez, pelo contrário! A disciplina vai proporcionar-te a conquista dos teus objetivos, a liberdade e prosperidade que ambicionas!
O nosso discurso assume extrema importância neste processo! “Muda as tuas palavras, muda a tua vida.”
Muda o teu discurso, elimina frases de obrigação como: “Tenho de…” “Não posso…”, “É impossível…”
Adota um discurso positivo:
“Eu escolho” “Eu quero” ou “Eu opto por…”!
O nosso sistema vai fazer de tudo para nos afastar da dor, logo se disseres “Não aguento mais…”, mesmo que seja um hábito benéfico, o teu sistema vai “boicotar” o processo para te afastar de algo que tu afirmas não querer!
Tenho a certeza que tens aqui fantásticos ingredientes para conseguires cozinhar os teus objetivos, verdade?