TUDO O QUE PRECISAS É DE UM MAPA, NÃO ACHAS?

Se as tuas tarefas não estão bem distribuídas pelos tipos de foco existentes, não vais conseguir ter os resultados que esperas. Para uma maior compreensão das atividades que tens presentes no teu dia a dia, podes desenhar o teu mapa mental que te irá ajudar a estabelecer a correspondência correta aos tipos de foco. É como se estivesses a comunicar com o teu cérebro, a dar-lhe a lista de foco em que ele se deve concentrar. Assim, irás conseguir focar no que realmente importa e com isto irás poupar a tua energia para as tarefas que realmente precisam.

Este mapa irá ajudar-te a não distanciar do foco e a teres consciência de tudo à tua volta. E a eliminar o “resíduo de atenção”. Eu explico! De acordo com Newport no seu livro “Deep Work”, quando tu trocas de tarefa A para a tarefa B, a tua atenção não segue imediatamente, um resíduo da sua atenção mantém-se preso, pensando sobre a tarefa original. Isso significa que se tiveres escrito tudo o que vais fazer a seguir, vai ser mais fácil estar concentrado na tarefa atual!

Outra coisa que podes fazer é SER APÁTICA/O. Calma, eu sei que isto agora assustou-te um bocadinho, mas eu explico. Quantas vezes é que já foste começar uma tarefa e, de repente, recebes um estímulo na tua mente para “dar um checkada” no email…Muitas, verdade? Nessas situações, aquilo que deves tentar fazer é ignorar esse estímulo! Parece difícil, mas com treino, tenho a certeza que vais lá!

E por falar em mente, de certeza que já reparaste com o teu Mindset pode ser traiçoeiro, verdade? Principalmente, quando estás no teu foco principal, deves implementar o Mindset dos 3 A’S: ACREDITAR, AGIR E ANTEVER!

  • ACREDITAR – Aqui falo de acreditares mesmo antes de veres os resultados. É o chamado CRER para VER. Acredita em ti. Os resultados vem de atos de coragem mesmo sem a confiança.
  • AGIR – Como se costuma dizer, não há nada como FAZER, simplesmente. Mesmo que tenhas medo de não ser capaz, vai com medo mesmo. O chamado “Fake it until you make it”.
  • ANTEVER – Se souberes que tens de fazer uma tarefa que exige o teu foco máximo, deves antever o que pode retirar-te do foco. Por exemplo, as notificações do teu telemóvel. Nesse caso, aproveita para as desligar antes.  Se vais ter sede a meio, porque não ires buscar uma garrafa de água? Ao anteveres tudo o que pode acontecer, vais evitar parar a meio e quebrar a energia de foco que demorou tanto tempo a estar em ti.

Depois, tens de aprender a descansar. Porque assim que chegas a casa, vais para o telemóvel, enquanto petiscas alguma coisa, quando é que a tua cabeça descansa? Quando vais dormir, apenas!

Posso dar-te uma sugestão? Arranja um hobby, algo que limpe a tua mente e que te faça relaxar a 100%.

Lembras-te do Sherlock Holmes? Nas histórias escritas pelo autor Arthur Ignatius Conan Doyle, quando Holmes tem de resolver um novo caso, ele senta-se na sua cadeira e fica quieto e em silêncio. Porque é assim que a tua mente foca naquilo que realmente importa. Inspira-te nele para manter o foco!

Já percebeste que manter o foco é muito mais do que “hoje eu vou ser focado”, se tiveres um método para saberes como podes fazer, tudo será mais fácil. Basta pensares em qualquer profissão. Por exemplo, como é que eu vou ser médica, se não souber que método é que devo utilizar para operar uma pessoa? O problema é que não olhas para isto desta forma ainda. Vês o foco como algo secundário, mas deixa-me que te diga, quando começares a utilizar métodos que te vão permitir estar verdadeiramente focado, os teus resultados vão disparar.

 

Agora que já sabes COMO FOCAR NO QUE É REALMENTE IMPORTANTE, é só seguir o conselho de Charlie Chaplin: “A persistência é o caminho do êxito“.

Programa TIME

Método de Trabalho Inteligente é um treino para alcançares MAIS, com MENOS ESFORÇO.

Fica atualizad@

com as minhas novidades e artigos

Queres aumentar a tua Produtividade Pessoal?

um plano personalizado e acompanhamento

.