De certeza que já apreciaste um céu estrelado. Repara como todas as estrelas estão lá, apesar de umas brilharem mais do que outras, todas fazem parte do céu…E o que tem isto a ver com perfeccionismo?
Uma pessoa perfeccionista é aquela que procura a perfeição em tudo o que faz. É aquela que tem medo de não “brilhar” e por isso esforça-se muito. Não é que ela queira brilhar mais do que os outros, mas critica-se muito! Mas o problema é que no meio desse grande esforço, o seu brilho pode ser colocado em causa e apagar de vez. Tem de existir um equilíbrio.
Já lidaste com alguém assim? Ou identificas-te com este perfil?
Com o que te vou explicar agora, poderás refletir sobre as tuas atitudes/comportamentos para melhorares a qualidade das tuas ações, sem que o perfeccionismo seja uma limitação. Vamos a isso?
Quais são os pontos positivos de uma pessoa perfeccionista?
- Detalhista: atenção ao detalhe, é verdade que muitas vezes um detalhe faz a diferença. Contudo, levado ao extremo apenas conduz a extremo desgaste físico emocional, mais horas de trabalho, menos tempo livre…será que gastar mais 30min naquele pequeno ajuste fez realmente a diferença?
- Reconhecimento: quem procura reconhecimento e a atenção dos outros, normalmente dedica-se às tarefas com esforço e toda a dedicação. O problema surge quando esta necessidade de atenção dos outros ultrapassa os limites, colocando em causa o sua produtividade e bem-estar.
- Dar o máximo: uma pessoa perfeccionista, é exigente consigo própria e busca trabalhar para a excelência. Naturalmente, precisa ser avaliado de que forma esta excelência está a ser expressa, se atenção ao detalhe que faz a diferença ou a todos os detalhes que só levam à exaustão e demora na conclusão das tarefas.
Quais são os pontos negativos de uma pessoa perfeccionista?
- Excesso de autocrítica: sou da opinião que todos devemos fazer diariamente uma autoanálise do nosso trabalho, das nossas ações, em todas as esferas da nossa vida. Contudo, quando levado ao exagero entramos na esfera da autocrítica destrutiva. Os erros são vistos como falhas, incapacidade e não como aprendizagens, o que conduz a baixa autoconfiança e eficácia na entrega de resultados.
- Não aceitação das críticas externas: sentem que o seu trabalho é realizado com tanto cuidado e atenção, que não é alguém externo que pode decidir o que está certo ou errado.
- Criação de barreiras: normalmente são muito metódicos, o que leva ao planeamento de tudo. Acaba por criar tantos planos que cria várias barreiras e torna-se inflexível à mudança.
Como te libertares da jaula do perfecionismo exacerbado?
Depois de entenderes melhor o perfeccionismo (criar CTA), dou-te algumas dicas para te conseguires manter equilibrado, de modo a alcançar a excelência sem que limites as tuas ações.
- Cria metas a curto prazo: queres sempre alcançar o topo, contudo até chegar lá existe um caminho a percorrer. Desta forma, procura criar metas ambiciosas sim, de longo prazo, mas também exequíveis a curto prazo. Permite-te celebrar as pequenas vitórias, sentir o progresso a todo o momento. O que não significa que vais ser mediano, mas estás a evitar a frustração constante de procurares alcançar uma meta a muito longo prazo, sem a satisfação das pequenas grandes vitórias no curto prazo.
- Aceita que nem sempre vai ser perfeito: o excesso de perfeccionismo faz com que queiramos agir apenas quando estamos em condições ideais, o que faz com que paralisemos muitas vezes por sensação de falta de recursos.
Por isso, “Mais vale feito do que perfeito – NÃO FEITO”, o que não significa fazer de qualquer maneira, mas sim procurar o melhor dentro das condições atuais. (Lembras-te da bolacha Maria? Tão simples, mas uma das bolachas mais icónicas do mercado!)
- Aprende a diferenciar dedicação de excesso de perfeccionismo: ao te dedicares em tudo o que fazes, irá levar-te a alcançar excelentes resultados. Porém, precisas de saber diferenciar essa dedicação do excesso de perfeccionismo.
- Dedica algum tempo para relaxar: por seres extremamente exigente contigo mesmo, a longo prazo pode traduzir-se em problemas de saúde física e emocional. Para evitares que aconteça, tira tempo para ti, sem comprometeres as tuas tarefas e objetivos. (Hakuna Matata! Sim, a filosofia do Rei Leão deve passar para a tua vida!) Lembra-te que o descanso não é perda de tempo, mas sim um investimento para recomeçares com mais energia e motivação. Sabias que estes são os recursos essenciais para alcançares resultados?
- Aceita os feedbacks: o perfeccionismo pode surgir devido às tuas inseguranças e ao medo das críticas. É por isso que realizas um grande esforço para alcançar a excelência em tudo o que fazes. Por um lado, é um auxiliar para conseguires dar o teu melhor, mas ao mesmo tempo, cria uma pressão muito grande em ti, que te pode levar a outras consequências como vimos acima.
Começa por te abrir às pessoas mais próximas, pois irão falar contigo de uma maneira mais carinhosa, mas verdadeira. Será o começo para aprenderes a lidar naturalmente com qualquer critica.
E por último, sabes aquele puzzle perfeito todo montadinho? O que pensas depois de fazer o puzzle? “Ah okay, já está”! Ficas contente claro, mas a verdadeira emoção está no processo de construção, de perceberes qual é a que encaixa e qual é a que não encaixa! Desfruta do processo de construção do teu puzzle!