ANTES DE VIRAR UM SUPER HEROÍ, O HOMEM-ARANHA PRECISOU DE UM FATO

O que é que este título quer dizer?

Que antes de te lançares para alguma coisa, é preciso saberes claramente onde queres chegar, o que queres fazer, quando vais fazer, se é adequado para ti, o que ganhas, o que perdes…

Parece complicado? Vem comigo que eu desfaço esse nó que deu no teu cérebro…

 

Antes de estabeleceres os teus objetivos é importante que saibas qual a maneira mais eficaz de os definir e como distinguir objetivos de desejos.

“Quero começar a fazer exercício físico!”

Esta tua ideia é um desejo e não um objetivo. Estás a pensar qual será a diferença? Eu vou-te explicar: os objetivos que definires devem orientar-te para a AÇÃO.

Primeiro, deves resolver a equação EU + FUTURO = ?  

Questiona-te: Onde queres estar no próximo ano?

Procura estabelecer a visão do que pretendes para a tua vida, para depois definires os teus objetivos!

Uma vida sem objetivos é uma vida sem direção, uma vida sem propósito!

Não sei se já viste o Filme Ratatouille, mas o pequeno ratinho quer ser um grande chefe de cozinha, e apesar de todas as peripécias, ele assume o objetivo que vai conseguir. O que é que acontece? No final do filme, ele torna-se um chefe conceituado. Claro que estamos a falar de um ratinho, mas a moral que quero que retires desta história é que ter um objetivo e uma visão a longo prazo faz-nos trabalhar com mais afinco, motivação e determinação!

Por isso, já sabes, alinha as tuas ações diárias com a tua visão a longo prazo e vais triunfar tanto como o pequeno Ratatouille!

O ideal passa por não definir muitos objetivos, de modo a evitar a frustração.  É como veres um menu de um restaurante com uma lista interminável de pratos, até perdes a vontade de escolher o prato, verdade?

 Ao estabeleceres demasiados objetivos acabas por fugir do foco principal e por não conseguir concretizar tudo a que te propões!

O QUE SÃO OBJETIVOS SMARTER?

Para te ajudar a diferenciar objetivos de desejos, foca-te nas características de um objetivo SMARTER.

            S de Specific/Específico – o objetivo deve ser formulado de uma forma precisa e específica. Por exemplo, recorrendo aqui novamente ao exercício físico, se a motivação base for sentires-te bem com o teu peso, tu não queres fazer exercício físico, tu queres atingir o peso saudável de X quilos, olhares para o espelho e sentires-te bem, vestires aquela roupa que gostas…! É ou não é, muito mais claro para ti e para a tua mente?

            M de Measurable/Mensurável – o objetivo deve ser mensurável, ou seja, deve ser possível de medir para o conseguir analisar. Se estabeleces um objetivo e se não consegues medir o progresso, também não sabes se o consegues alcançar, porque não tens como medir. Voltando ao exercício físico, é como durante a tua perda de peso, não usares a balança. Se não o fazes, como é que sabes que estás a ter resultados?

            A de Actionable/Acionável – é importante que cada objetivo a definir se foque na ação, ou seja, que nos consigamos ver a realizar o objetivo a que nos propomos. Romances são para os filmes, a vida real é bem diferente. Se tu não te vês a fazer um treino intensivo na tua primeira semana de ginásio, não definas isso como um objetivo.

            R de Risky/Arriscado – o objetivo deve ser “arriscado”, ou seja, uma mistura de medo e ansiedade com adrenalina. Temos de nos desafiar e não podemos definir objetivos à luz da pessoa que somos hoje, quando todos os dias desenvolvemos as nossas capacidades.

            T de Time/Tempo – é importante ter uma data concreta, quer seja, uma data final ou de frequência, como por exemplo: “Fazer exercício físico 3 vezes por semana”.

            E de Exciting/Entusiasmante – Devemos definir objetivos que nos façam sair da nossa zona de conforto, mas também deve ser motivador e entusiasmante para alcançarmos a consistência!

            R de Relevant – O nosso objetivo deve estar em harmonia com aquilo que queremos para a nossa vida!

Garante que escolhes um conjunto de objetivos que vão ao encontro dos teus ideais e que sejam concretizáveis e compatíveis com o teu modo de vida. Procura que estes gerem emoções positivas e que façam de ti uma pessoa diferente, de modo a que te proporcionem uma evolução a todos os níveis.

Deves ter noção que não é por teres objetivos bem definidos que os irás conseguir concretizar, por isso, deves também prever o que pode sabotar os teus planos.

Pergunta-te quais são os principais motivos para quereres concretizar os teus objetivos e o que vais ganhar com isso, mas também o que vais perder. O facto de conseguires responder a estas perguntas, vai permitir que aumentes e mantenhas a tua consistência e, em contrapartida, que diminuas a tua procrastinação. 

É normal que a motivação não esteja sempre presente e por isso, aconselho-te a definir estratégias que te façam manter em ação e que evitem a procrastinação nesses dias.

E agora que já sabes como fazer o teu fato de super-herói, lança-te!

Num mundo cheio de lontrinhas preguiçosas, sê uma Fénix que renasce das cinzas e luta pelo que queres, mesmo que te digam que não és capaz!

Programa TIME

Método de Trabalho Inteligente é um treino para alcançares MAIS, com MENOS ESFORÇO.

Fica atualizad@

com as minhas novidades e artigos

Queres aumentar a tua Produtividade Pessoal?

um plano personalizado e acompanhamento

.