DIFICULDADE EM ESTABELECER OBJETIVOS? O balde de água fria que precisas está aqui!

Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu perdido e sem rumo na vida! Todos nós já nos sentimos assim, deixamos os dias passar e quando damos por nós estamos a navegar na maionese!

Queres ver como planeamento pode fazer uma enorme diferença na tua vida?

Vou-te contar a história verídica das gémeas Alice e Matilde. Então, elas andavam na mesma escola e na mesma turma. Houve um dia em que os pais foram chamados à escola pela professora. Ela disse que não percebia porque é que a Alice tinha notas excelentes e a Matilde não tinha os mesmos resultados porque já que eram irmãs poderiam estudar juntas! Os pais ficaram intrigados e voltaram para casa para falar com elas. 

Acontece que descobriram que a Alice planeava todo o seu estudo e definia aquilo que iria fazer no dia, enquanto a Matilde estudava no dia anterior…

O que é que eu quero dizer com isto? Planear e estabelecer objetivos é aquilo que te vai diferenciar, seja na escola, no trabalho, no teu negócio e até mesmo no teu relacionamento.

Muitos de nós, não estabelecemos objetivos porque não queremos falhar. Podes achar que é desafiante, mas só sai do escuro quem se atreve a acender a luz. Já pensaste em como seria daqui a 20 anos, estares sentado a pensar na vida e aperceberes-te que não fizeste nada de marcante nos últimos anos? Não teres nenhuma história emocionante para contar aos teus netos, não teres memórias, nada que te deixe profundamente nostálgica…Só vazio! Assustador, não é?

Então, está na hora de te levantares! Não estabelecer objetivos é esperar sentado que a vida tome as decisões por nós. 

Deixa de te perguntar (ou talvez nem perguntes, está aí bem escondido) “Porque é que me vou propor a objetivos, se não acredito que sou capaz?”. Sabes o que estás a fazer inconscientemente? AUTOSABOTAGEM! SIM, estás a sabotar a tua grandiosidade, o teu CRESCIMENTO!

O principal problema de não conseguires estabelecer os teus objetivos é acreditares que não estás à altura para os alcançar. E é o maior erro que podes cometer! Além de achares que não és capaz, também os estabeleces considerando a pessoa que és hoje.

Já pensaste que a tua evolução é constante? Hoje definitivamente não és a pessoa que eras há um ano e que também não serás a mesma pessoa daqui a uns meses ou daqui a uns anos. É garantido que, seja a que nível for, nunca somos a mesma pessoa passado algum tempo. 

Agora que te levantaste, podes sair de casa! Sim, sair de casa!! Porque quando estamos a definir um objetivo estamos sobre o teto do presente. Só ponderamos aquilo que nós sabemos, que acreditamos e de acordo com as pessoas que nós conhecemos. A verdade é que temos muitas mais qualidades e talentos do que realmente achamos. Tu és a última bolacha do pacote, tu és incrível, tu és aquilo que tu quiseres ser e não há egoísmo em gostares de ti e quereres o melhor para ti! 

Por isso, quando estiveres a definir os teus objetivos, tens de sair do momento presente. Coloca a tua “melhor roupa”, sorriso rasgado, põe a tocar a tua música preferida, e diz para ti: “Hoje vou conquistar o mundo!”. 

É no caminho que vais aprender e adquirir tudo o que é necessário para te superares. Quando tiraste a carta de condução, também houve algum momento em que tiveste de conduzir sozinho pela primeira vez, não foi? A vida é assim. Vamos melhorando aos pouquinhos! Cair 7, Levantar 8! 

E post-it para colocares no teu frigorifico: O nosso passado não define o nosso futuro. E continuares a acreditar nisso, estás a anos-luz do que realmente podes conquistar! 

Outro problema é definires datas irrealistas. Por vezes, ao definir os nossos objetivos colocamos datas-limite, sem sabermos que podem ser irrealistas. E isto, porquê? Porque a pessoa que somos neste momento não tem toda a informação necessária para saber que os prazos colocados não são viáveis. 

O importante é reter que o facto de teres colocado uma data-limite, te colocou em AÇÃO. Nós não precisamos de toda a informação necessária para entrar em ação e o não cumprir nos tempos certos ao que nos propomos, é completamente normal e não é razão para ficarmos frustrados. 

É plenamente aceitável ajustar datas durante todo o processo, porque os imprevistos também acontecem. Importa termos a consciência que não estamos a fracassar e que não temos de desistir à primeira pedra no caminho. Uma conquista por dia nem sabe o bem que lhe fazia!

Se estás insatisfeito com algo, tens de tomar uma atitude perante isso. Vamos imaginar…Estás em casa, queres encomendar comida mas estás sem wi-fi, sem dados móveis e por alguma razão, também não tens carro. Precisas de jantar! O que é que fazes? Lá te levantas do sofá e contrariado, vais fazer um desenrasque! Ovos mexidos, provavelmente. Mas o que importa aqui é que foste fazer. Porque tinhas muita fome. Mas quando é com a tua felicidade, já não pensas assim, não é? Vais adiando…e depois queixas-te e ficas triste com a vida que levas.

Não me leves a mal este meu papel de advogada do diabo, mas sabes que se eu não o disser, vais continuar a escorregar como manteiga para uma vida sem propósito.

O ter é uma consequência do que somos e do que fazemos. Por isso, não podemos dizer que “não temos” algo, quando não reagimos para mudar. Primeiro precisas de ser para depois ter.

Lembra-te que “Eu sou. Eu faço. Eu tenho”

Programa TIME

Método de Trabalho Inteligente é um treino para alcançares MAIS, com MENOS ESFORÇO.

Fica atualizad@

com as minhas novidades e artigos

Queres aumentar a tua Produtividade Pessoal?

um plano personalizado e acompanhamento

.