Não há uma hora certa para se dar um feedback. A hora certa é sempre que vir uma ação, seja um excelente comportamento ou um que necessite de ser ajustado, dê o feedback ao colaborador na hora. Não espere que surja o momento certo.
Para se dar um feedback há algumas dicas que são importantes, a destacar:
1. A proximidade, quanto mais perto da ação for dado o feedback, mais fácil é de ser assimilado. Ou seja, não se deve esperar dias ou meses para dar um feedback em relação a uma ação ou comportamento do colaborador.
2. Ser específico, baseado em evidências, e não generalista. Isto é, deve-se especificar o motivo pelo qual se está a dar feedback para que a pessoa entenda o que está a fazer bem ou que necessita ser corrigido. Não deve dizer algo como “olha não estás a desempenhar a função como esperávamos”, “não está a corresponder às expetativas”, mas sim algo do género “Foi muito positiva a forma como apresentaste o produto ao administrador e as características que identificaste. Foste muito objetivo, e identificaste os aspetos mais relevantes, estás de parabéns”. Desta forma, está-se a ser mais específico e objetivo, para que o colaborador entenda realmente o feedback.
3. Referir-se à situação e não à pessoa. Deve evitar frases como “tu és…desorganizad0, stressado…” ou “Tu não és…simpático, atento, organizado”. Ao invés destas pode usar frases que se referem à tarefa especificamente como “nesta tarefa, o procedimento é realizado desta forma, assim fica organizado e de fácil acesso”. Desta forma está a ser específico e está a referir-se à correção da situação, não parecendo um ataque pessoal. Pois caso o colaborador o sinta como tal pode não assimilar a correção.
Quais os tipos de feedback:
Quanto ao tipo, o feedback pode ser corretivo ou de elogio.
O feedback corretivo deve ser dado em privado, de forma a que a pessoa não se sinta desvalorizada em frente aos colegas. O importante aqui é dizer à pessoa o que esperava que ela fizesse de forma diferente.
Quanto ao feedback de elogio esse pode ser dado tanto em privado como em público, depende da dinâmica da sua equipa.
Comunique com a sua equipa. Sempre.
Um Líder precisa de uma Equipa comprometida, e uma Equipa precisa de um Líder – Patrícia Rosa
Patrícia Rosa