COM QUE REGULARIDADE COMUNICA AO SEU COLABORADOR O QUE ESPERA DELE?

“COMUNICAÇÃO É A ARTE DE SER ENTENDIDO.”
PETER USTINO

O telemóvel toca! Atendo rapidamente, era a Joana!

Percebi, imediatamente, pela sua voz que algo se passava. A voz trémula e baixa, diz-me:

– Fui despedida…estou de rastos!

– Perguntei: Então, mas o que se passou?!

– A verdade é que NÃO SEI! Fui ao correio, como faço todos os dias, e recebi uma carta da minha entidade empregadora, a informar que o contrato não será renovado! Não esperava tal coisa!

Eu pensei que estavam a gostar do meu trabalho…como é possível?! O que é que eu fiz de errado?!

Lavada em lágrimas, completamente apanhada desprevenida, a Joana, na sua perspetiva, entendeu que estavam a gostar do seu trabalho! No dia seguinte, confirmou junto da sua entidade empregadora que o seu despedimento se devia a não estar a corresponder às expetativas!

A QUESTÃO QUE ELA SE COLOCAVA ERA: QUAIS EXPETATIVAS?!

Sem dúvida que esta história, remete-nos para um ponto chave determinante na Liderança, que é comunicar EXATAMENTE, de uma forma muito ESPECÍFICA, o que se espera do colaborador.

E quando falamos de Específico, falamos de:

– Descrever detalhadamente as tarefas da sua responsabilidade;

– A quem reporta diretamente;

– Estabelecer OBJETIVOS SMART:

Isto é, estabelecer um objetivo não é dizer ao colaborar: Tens que ser EFICIENTE!

Pois, o que significa ser Eficiente exatamente?!

Quando falamos de Objetivos, estes só podem ser considerados se forem SMART:

S – Específicos (Specific): os objetivos devem ser formulados de forma específica e precisa;

M – Mensuráveis (Measurable): os objetivos devem ser definidos de forma a poderem ser medidos e analisados em termos de valores ou volumes;

A – Atingíveis (Attainable): a possibilidade de concretização dos objetivos deve estar presente; estes devem ser alcançáveis;

R – Realistas (Realistic): os objetivos não pretendem alcançar fins superiores aos que os meios permitem;

T – Temporizáveis (Time-bound): os objetivos devem ser definidos em termos de duração.

Todas as pessoas sabem o que se espera delas desde o início.

 Durante quanto tempo jogaria bowling se não houvesse pinos?

Não se pode presumir que as pessoas sabem o que se espera delas!

Estabelecer objetivos deverá fazer parte do dia-a-dia. O Líder deverá ajudar a definir qual o comportamento ideal para alcançar determinado objetivo! Se o objetivo não está a ser atingido, questionar? Que outra forma, o que é preciso fazer diferente para chegar lá?

Muitas vezes vive-se no “escuro” empresarial, esperamos que as pessoas tenham o “bom-senso” de perceberem o que devem fazer! Efetivamente isto na prática não funciona, e muitos vezes os colaboradores têm feedback do seu trabalho nas “famosas” avaliações de desempenho, muitas vezes, realizadas 1 ou 2 vezes no ano.

Enquanto Líder é fundamental comunicar com a sua equipa, constantemente, o que se espera do seu desempenho, estabelecer Objetivos SMART.

Enquanto Líder comunica com a sua equipa o que espera de cada um? Estabelece objetivos SMART?

Enquanto colaborador sabe exatamente o grau de satisfação da sua empresa relativamente ao seu desempenho?

Um Líder precisa de uma Equipa comprometida, e uma Equipa precisa de um Líder - Patrícia Rosa

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