“COMUNICAÇÃO É A ARTE DE SER ENTENDIDO.”
PETER USTINO
O telemóvel toca! Atendo rapidamente, era a Joana!
Percebi, imediatamente, pela sua voz que algo se passava. A voz trémula e baixa, diz-me:
– Fui despedida…estou de rastos!
– Perguntei: Então, mas o que se passou?!
– A verdade é que NÃO SEI! Fui ao correio, como faço todos os dias, e recebi uma carta da minha entidade empregadora, a informar que o contrato não será renovado! Não esperava tal coisa!
Eu pensei que estavam a gostar do meu trabalho…como é possível?! O que é que eu fiz de errado?!
Lavada em lágrimas, completamente apanhada desprevenida, a Joana, na sua perspetiva, entendeu que estavam a gostar do seu trabalho! No dia seguinte, confirmou junto da sua entidade empregadora que o seu despedimento se devia a não estar a corresponder às expetativas!
A QUESTÃO QUE ELA SE COLOCAVA ERA: QUAIS EXPETATIVAS?!
Sem dúvida que esta história, remete-nos para um ponto chave determinante na Liderança, que é comunicar EXATAMENTE, de uma forma muito ESPECÍFICA, o que se espera do colaborador.
E quando falamos de Específico, falamos de:
– Descrever detalhadamente as tarefas da sua responsabilidade;
– A quem reporta diretamente;
– Estabelecer OBJETIVOS SMART:
Isto é, estabelecer um objetivo não é dizer ao colaborar: Tens que ser EFICIENTE!
Pois, o que significa ser Eficiente exatamente?!
Quando falamos de Objetivos, estes só podem ser considerados se forem SMART:
S – Específicos (Specific): os objetivos devem ser formulados de forma específica e precisa;
M – Mensuráveis (Measurable): os objetivos devem ser definidos de forma a poderem ser medidos e analisados em termos de valores ou volumes;
A – Atingíveis (Attainable): a possibilidade de concretização dos objetivos deve estar presente; estes devem ser alcançáveis;
R – Realistas (Realistic): os objetivos não pretendem alcançar fins superiores aos que os meios permitem;
T – Temporizáveis (Time-bound): os objetivos devem ser definidos em termos de duração.
Todas as pessoas sabem o que se espera delas desde o início.
Durante quanto tempo jogaria bowling se não houvesse pinos?
Não se pode presumir que as pessoas sabem o que se espera delas!
Estabelecer objetivos deverá fazer parte do dia-a-dia. O Líder deverá ajudar a definir qual o comportamento ideal para alcançar determinado objetivo! Se o objetivo não está a ser atingido, questionar? Que outra forma, o que é preciso fazer diferente para chegar lá?
Muitas vezes vive-se no “escuro” empresarial, esperamos que as pessoas tenham o “bom-senso” de perceberem o que devem fazer! Efetivamente isto na prática não funciona, e muitos vezes os colaboradores têm feedback do seu trabalho nas “famosas” avaliações de desempenho, muitas vezes, realizadas 1 ou 2 vezes no ano.
Enquanto Líder é fundamental comunicar com a sua equipa, constantemente, o que se espera do seu desempenho, estabelecer Objetivos SMART.
Enquanto Líder comunica com a sua equipa o que espera de cada um? Estabelece objetivos SMART?
Enquanto colaborador sabe exatamente o grau de satisfação da sua empresa relativamente ao seu desempenho?